Consulado da Itália - A Sede

A Repartição Consular honorária da Itália situa-se na cidade de São Luís, Capital do Estado do Maranhão, o cujo porto, Itaqui, é um dos maiores do Brasil, por importância histórica e comercial.

Segundo porto ao mundo, após Rottherdam, onde os grandes cargueiros atracam diretamente no Caís.

Até o ano de 2016, o prédio que hospedava a Repartição Consular encontrava-se na Rua Montanha Russa n.73, no Centro Histórico de São Luís, reconhecido patrimônio da UNESCO em 1997, dentro de uma antiga casa de sobrado em estilo Liberty dos primeiros Anos de 1900.

Acompanhando o crescimento exponencial da Capital, a sede consular mudou para um bairro mais central a nível comercial e empresarial, de fácil acesso de qualquer parte da cidade e de fora.

Hoje, o Consulado italiano é localizado no centro empresarial Office Tower, que dispõe de ampla estrutura de recepção para os usuários, de segurança armada diurna e noturna e de paradas de ônibus bem na porta do prédio.

Na proximidade, acham-se Bancos, Shopping Center, o Palácio do Governo do Maranhão, a Prefeitura de São Luís, a Capitania dos Portos e a Catedral.

O Consulado italiano, competente para os Estados do Maranhão e do Piauí, é longe uns 15 km do Porto de Itaqui, 8 km da Alfândega, 5 km da estação de integração dos ônibus de linha e uns 7 km da Rodoviária de onde saem as Vans para a cidade de Barreirinhas, o Parque dos Lençois e demais localidades turísticas no interior do Estado, de acesso às ilhas de Atins e de Caburé.

O prédio dispõe de amplo estacionamento coberto para os usuários.